Precisar, não precisa - 1ª e 2ª Edições
"Precisar, não Precisa", de André D'Angelo, é uma obra séria sem ser chata, isenta e crítica, intuitiva e embasada, que merece estar na biblioteca de todos aqueles que se interessam pela vida e seus fenômenos de comportamento. Um luxo.
Washington Olivetto
Livro pioneiro ao retratar o universo do luxo brasileiro, "Precisar, Não Precisa" completa 10 anos com uma nova edição, revisada e atualizada.
Se são as necessidades que mantêm nossos corpos vivos, são os desejos e as vontades que nos mantêm realmente vivos - mente, psique, coração. Não importa muito do que se precisa, e sim o que se quer - e o luxo é o querer levado ao máximo. "Precisar, não Precisa" examina o comportamento dos protagonistas do mercado brasileiro de bens de luxo sob uma ótica cultural, fugindo dos clichês que impedem uma compreensão mais aprofundada deste recente fenômeno de consumo em nosso país. Construído a partir de longas entrevistas com consumidores e profissionais das grandes grifes mundiais, o livro discorre sobre as principais características do luxo no Brasil e interpreta seus significados à luz da moderna teoria de cultura do consumo e comportamento do consumidor. Oferece, ainda, um panorama histórico do luxo no Brasil e no mundo, revelando sua evolução material e simbólica, e um ensaio sobre as tendências que deverão marcar este mercado nos próximos anos. Um livro destinado não só a profissionais e estudantes de Marketing, Comunicação e Ciências Sociais, como também a todos aqueles que, por simples curiosidade, gostariam de saber o que se passa no universo das bolsas Louis Vuitton e dos ternos Armani.
SUMÁRIO:
2ª Edição (2018)
Prefácio: Saúde pra gozar no final – por Washington Olivetto
Introdução: Consumo é cultura
Capítulo 1: O que é luxo, afinal?
Capítulo 2: Para entender o mercado de luxo
Capitulo 3: O luxo através dos tempos
Capítulo 4: O luxo no Brasil: breve itinerário
Capítulo 5: Diferir diferentemente, eis a questão
Capítulo 6: Quo vadis, luxo?
Por uma vida mais simples
Milhares de pessoas estão começando a priorizar sua qualidade de vida e fazer da simplicidade voluntária um fascinante fenômeno de comportamento. Por uma Vida Mais Simples narra trajetórias de pessoas que em algum momento sentiram-se descontentes com a vida que levavam e promoveram mudanças em busca de algo que as fizesse mais felizes. Em comum entre elas, o fato de terem optado por simplificar a própria vida. Neste livro você vai conhecer a história de muitos brasileiros que optaram por abrir mão de estilos de vida convencionais em nome de outros, mais frugais, mas muito mais gratificantes.
"Eu parei de querer coisas. Fui diminuindo os excessos. No início, nem eu mesma sabia porque havia começado esse processo. Mas acho que todos nós que demos depoimento para este livro conseguimos traduzir um pouco o que nos levou a optar por uma vida mais simples" do prefácio de Danuza Leão.
SUMÁRIO:
1ª Edição (2015)
Prefácio: por Danuza Leão
Introdução: Cheguei até aqui
Capítulo 1: Itinerário de uma ideia
Capítulo 2: Compre o livro e simplifique
Capitulo 3: A justa medida
Capítulo 4: Um tambor diferente
Capítulo 5: Depois daquele bosque
Capítulo 6: Não querer é poder
Capítulo 7: Trabalha, Brasil
Capítulo 8: Um tesouro nos céus
Capítulo 9: Sob a sombra do velho Lutz
Capítulo 10: A laboriosa conquista